Back1-A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   U   V   T   W   X   Z   Y

[V] Glossário de Marketing Digital

VIDEO GAME CONSOLE (Consola de Vídeo Jogos) – É um computador ou dispositivo de entretenimento interactivo eléctrico que manipula o sinal de exibição do vídeo de um dispositivo de vídeo (televisão, monitor, etc) para exibir um jogo. O termo Consola de Vídeo Jogos é normalmente utilizada apenas para jogos de vídeo, mas a nova geração de consolas pode jogar vários tipos de media, tais como música, programas de TV e filmes.

VALUE ADDED SERVICE (VAS) – Serviço adicional que adiciona valor aos já disponíveis na rede. 

VANITY SHORT CODE – Requer especificamente o número de short code . Enuncia o nome de um fornecedor de conteúdo, marca, e uma palavra associada que é fácil de memorização de toda a sequência.

VIDEO TONE – Um toque com áudio e vídeo que alerta o assinante de telemóvel quando recebe uma chamada.

VIEW – Muitas vezes utilizado como sinónimo de “impression”. As medições e relatórios de um ficheiro “view” devem ser regidos pelas “impression”.

VIEWER – A visualização por indivíduos de conteúdos ou anúncios na web. Não há actualmente nenhuma maneira de medir os “viewers”.

VIRAL MARKETING (Marketing Viral) – A comunicação via mensagem de texto ou de outro conteúdo de telemóvel, incluindo ringtones/toques, jogos e wallpapers através de processos em que um consumidor A recebe a mensagem original, identifica o consumidor B que ele/ela acredita que vai estar interessado na mensagem e inicia um processo – o qual irá adicionar outros contactos da sua lista de contactos para garantir acesso ás vantagens apresentadas na mensagem recebida. 1) qualquer tipo de publicidade que se propaga, 2) publicidade e / ou técnicas de marketing que o “spread”, como um vírus fazendo passar de consumidor para consumidor e mercado para mercado.

VIRAL VIDEO – São os clips de vídeo on-line (geralmente curto e com humor) que passam através de links de uma pessoa para outra ou por e-mail.

VIRTUAL WORLDS – Ambientes informatizados tridimensionais que vários utilizadores podem explorar e interagir com recurso a .avatares. que são personagens que os representam a si próprios. Existem jogos online como World of Warcraft que decorem  em mundos virtuais, mas o termo é frequentemente usado para definir os serviços que estão abertos e orientados para a socialização, ao contrário dos ambientes mais orientados para os resultados de jogos online.

VISIBILITY  (VISIBILIDADE) – representa a visibilidade que o seu site conquistou nos motores de pesquisa para palavras-chave relevantes.

VISIT (VISITA) – É a actividade atribuída a um utilizador pela sua da actividade registada num  cookie do seu browser , resultante em um ou mais textos e/ou imagens downloaded a partir de um site.

VISIT DURATION – É o registo da duração do tempo que o visitante é exposto a um anúncio específico, página Web ou Web site durante uma única sessão.

VISITOR (VISITANTE) – individuo ou navegador que acede a um site dentro de um período de tempo específico.

VOICETONE – Qualquer produto de áudio criado a partir de uma gravação da voz humana.  Pode ser proveniente de vozes de elevadores, de um filme, TV ou pista de áudio transmitida, ou pode ser uma Custom Voiceton com e gravação personalizada de um script com um locutor profissional.

VRML (Virtual Reality Modeling Language) – linguagem de programação projectada para 3D, semelhante ao HTML.

[Envie-nos a sua sugestão para completar o nosso glossário, e colocaremos um link para o autor]