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[L] Glossário de Marketing Digital

LBS (LOCATION BASED SERVICES) – O LBS é oferecido por algumas redes de telemóvel como um meio para enviar publicidade personalizada e outras informações para os assinantes de telemóvel com base em sua localização actual.  O prestador de serviços de telemóvel inicia a localização a partir de um chip GPS inserido no telemóvel, ou através de radiolocalização e triangulação com base na força do sinal das antenas mais próxima do telemóvel (para os telemóveis sem recursos de GPS). LBS inclui sugestões de tráfego para a condução, informações sobre os recursos disponíveis na vizinhança, tais como restaurantes, caixas multibanco, lojas, cinemas, etc LBS também pode ser usado para controlar os movimentos e a localização das pessoas, como por exemplo entre encarregados de educação e seus filhos, serviço de segurança e dispositivos móveis que visam o mercado familiar.

LAG – É o período que medeia entre o pedido online e a recepção de uma resposta ao mesmo. Veja Latência (Latency).

LAN (Local Area Network) – É um grupo de computadores ligados entre si (a rede) num local físico.

LANDING PAGE (Jump Page) – É uma página secundária para a qual um utilizador é direccionado quando clica num anúncio, onde são fornecidas informações adicionais e/ou um mecanismo para fazer uma compra. O utilizador é muitas vezes levado a uma página de destino através de um banner, link ou comunicação correlacionada.

LARGE RECTANGLE – É um tamanho IMU (Interactive Marketing Unit). Existem sete Interactive Marketing Unit (IMU) formatos de anúncio, Existem duas unidades vertical e cinco grandes unidades rectangulares. 

LATENCY (Latência) – 1) o tempo que leva um pacote de dados a deslocar-se através de uma ligação de rede, 2) período que medeia entre o pedido e a exibição d conteúdo do(s) anúncio(s).Latência, por vezes, leva o utilizador a abandonar o local antes da oportunidade de ver integralmente o seu conteúdo. No streaming media, a latência pode criar degradação do stream se os pacotes que devem ser recebidos e exibidos em ordem, chegam fora de ordem.

LAYERED NOTICE – É o fornecimento de uma descrição geral de um programa/serviço a médio num formulário pequeno, médio ou longo com os termos e condições e detalhes do programa/serviço.

LEAD GENERATION – É o processo de recolha de informação, nomeadamente dados para contato (pessoais e/ou empresariais) de potenciais vendas (oportunidades qualificadas), que serão trabalhadas pelas força de vendas da empresa. Por exemplo os anunciantes pagam às empresas de publicidade online pelos formulários válidos/qualificados de compra (por exemplo, os concessionários de automóveis pagam um fee por cada inquérito preenchido on-line de para uma potencial compra) ou para recolher dados que ajudem a construir o perfil do consumidor, como sejam os dados demográficos, dados de contacto, e informação comportamental. Estes processos são por norma faturados com base no seu desempenho (por exemplo, o custo por ação, ou lead ou por questionário qualificado).

LICENÇA – veja Royalties

LINK – É a interligação clicável entre dois sites. Formalmente conhecido como um hiperlink.

LISTSERV – é a lista de correio composta por e-mails.

LISTSERVER – É um programa que envia automaticamente e-mail para uma lista de assinantes ou listserv.

LOCATION INFORMATION – Informação que permite que um anunciante móvel possa identificar a localização específica de um determinado dispositivo wireless. Códigos Postais e códigos de área, normalmente, só por si não são suficientes para se qualificarem como Location Information. No entanto, a Global Positioning System (GPS) é um exemplo de uma funcionalidade que fornece informações de localização.

LOCATOR – É um anúncio ou serviço através do qual um anunciante local pode ser identificado com base na proximidade do consumidor ou do seu local preferido (pode ser GPS/LBS ou código postal definido pelo utilizador).

LOG FILE – É um arquivo que regista as transacções que ocorreram no servidor Web. Alguns dos tipos de dados que são recolhidos são: a data/hora, URL servido, o endereço IP do visitante, código do status do pedido, URL anterior do visitante, etc.

LOGIN – É a identificação ou nome utilizado para aceder a um computador, rede ou site.

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