Back1-A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   U   V   T   W   X   Z   Y

[G] Glossário de Marketing Digital

GALLERY – Um vasto conjunto de menus que contém links para conteúdos de terceiros.  A galeria é geralmente acedida a partir do deck do operador, assumindo que o conteúdo passou por alguns testes base de validação prévia, embora estes sejam menos detalhados do que os aplicados aos conteúdos apresentados no deck principal.

GENERAL PACKET RADIO SERVICE – Uma tecnologia de packet-switching que permite a transmissão a alta velocidade  de dados até 115kbps. Uma melhoria para a tecnologia GSM, muitas vezes descrita como 2.5G.

GEOTARGETING – Disponibilizar conteúdos automaticamente (ou impedir a exibição dos mesmos) com base no conhecimento da sua posição geográfica do utilizador.  São relevantes tanto nos PC como para serviços de telemóveis.  

GIF (GRAPHICS INTERCHANGE FORMAT) – É um formato gráfico que recorre à compressão para armazenar e exibir imagens.  Um formato com suporte para imagens coloridas, utilizado também para banners publicitário nos telemóveis. 

GIGABYTE – Um gigabyte equivale a 1000 megabytes. 

GPS (GLOBAL POSITIONING SYSTEM)  – É um sistema de satélites, computadores e receptores que podem determinar a latitude e a longitude de um determinado receptor (dentro de seu sistema), localizado na Terra. Ele aponta a localização do receptor, calculando o tempo que leva para os sinais de diferentes satélites (colocados em vários locais) para alcançar o receptor.  

GLOBAL SYSTEM FOR MOBILE COMMUNICATIONS  – É um digital mobile cellular standard desenvolvido e amplamente utilizado na Europa. Um dos principais standards 2G. 

GPRS (General Packet Radio Service) – É a tecnologia digital de rádio móvel que permite taxas moderadas de dados juntamente com a comunicação de voz. Evolução do GSM standard, designado por 2.5 G. Veja 3G. 

GRAPHIC BANNERS – É um anúncio gráfico num telemóvel recorrendo a um banner com uma imagem. Semelhante a um banner na web, mas com maiores restrições quanto ao seu peso.

GREETING (SAUDAÇÃO) – É a saudação de correio de voz que o chamador ouve quando o destinatário da chamada não atende o telemóvel. Pode consistir num Master-tone, Voicetone, ou uma mensagem personalizada gravada pelo proprietário do telemóvel ou pelo serviço DringSPOT. (Veja DringSPOT)

GROSS EXPOSURES – É o número total de vezes que um anúncio é veiculado, incluindo downloads duplicados para a mesma pessoa.

GSM (Global System for Mobile) – É o padrão de telefonia sem fios na Europa e maioritariamente do resto do mundo com excepção da América do Norte. 

GUERILLA MARKETING – São técnicas de marketing aplicadas numa campanha publicitária que podem passar pela colocação de mensagens de humor relacionadas com a marca em lugares inesperados, tanto online como no mundo real, com vista a provocar o passa-palavra com efeitos virais. 

GUI (Graphical User Interface) – É uma forma mais visual que permite aos utilizadores  interagir com o computador utilizando ícones e o rato em vez da linha de comando prompt / intérprete.

[Envie-nos a sua sugestão para completar o nosso glossário, e colocaremos um link para o autor]