Back1-A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   U   V   T   W   X   Z   Y

[F] Glossário de Marketing Digital 

FAILURE TO TRANSFER (AUSÊNCIA DE TRANSFERÊNCIA) – Conteúdo solicitado por um browser que interrompeu a sua transferência porque a página foi abandonada pelo browser que a solicitou (ver Abandon – abandono) ou se o servidor não consegue enviar a página completa, incluindo os anúncios (conhecido como erro – error ou um erro de comunicação – communications error).

FAMILY/AD FAMILY  – É uma colecção de um ou mais anúncios criativos. Também designado de campanha publicitária.

FAQ – Perguntas mais frequentes.

FILTERING – É o processo pelo qual é removida a actividade robótica e códigos de erro dos registos de medição de modo a apurar os registos resultantes das interacções verdadeiramente “humanas”.

FIREWALL – É uma barreira de segurança que controla a comunicação entre uma rede de computadores pessoais ou empresariais e a Internet. A firewall é baseada em regras que permitem ou impedem a passagem de tráfego, com base no nível de segurança e filtragem determinado pelo administrador de rede.

FIRST GENERATION – veja 1G

FIXED MOBILE CONVERGENCE (FMC ) – É um dispositivo de telemóvel que suporta tanto rede da sua operadora e WiFi e pode alternar entre ambas perfeitamente.

FLAME – É uma opinião ou crítica inflamada distribuída por e-mail ou publicada num newsgroup ou fórum.

FLASH LITE – Flash Lite é o perfil do Flash Player projectado para telemóveis e dispositivos electrónicos de consumo.  Ele permite aos programadores das aplicações móveis e designers a criar conteúdo e aplicações mais ricas e atraentes e, interfaces para o utilizador mais personalizadas nas plataformas móveis.

FLASH ™ – Formato do ficheiro adobe‘s vector-based rich media que é utilizado para exibir animações interactivas nas páginas web.

FLOATING ADS – Um ou mais anúncios que surgem na janela principal do browser logo no início do seu conteúdo da página Web, parecem “flutuar” sobre a página.

FOLD – É a linha abaixo da qual o utilizador tem que fazer scroll para visualizar o conteúdo que não estão imediatamente visíveis quando carrega a página Web no broser. Os Anúncios ou conteúdo exibido .Acima da dobra/above the fold. são visíveis sem qualquer interação do utilizador final. O tamanho e a resolução do Monitor determinam o ponto em que uma página  Web está a “dobrar” (Fold).

FRAME RATE – É o número de frames de vídeo exibidos durante um determinado tempo. Quanto maior a frame rate, maior será a qualidade de imagem.

FRAMES – São secções múltiplas, e independentes utilizadas para elaborar uma página Web. Cada frame é construído como um arquivo HTML separado, mas com um ficheiro “Master” para controlar o posicionamento de cada secção. Quando um utilizador solicita uma página com diversos frames, os ficheiros serão apresentados como painéis.  Os sites que recorrem aos frames, reportam o pedido de uma página com várias sessões, como se fossem múltiplas páginas.

FREE TO END USER (FTEU) – Um programa FTEU é todo aquele cujo o assinante faça opta-in, após receber uma Mobile Terminated (MT) mensagem SMS/MMS do seu operador sem incorrer com qualquer custo. O assinante pode interagir com o serviço de envio de mensagens SMS / MMS (incluindo, mas não se limitando a mensagens com o objectivo de opt-in, opt-out e pedido de ajuda).

FREQUENCY (FREQUÊNCIA) – É o número de vezes que um anúncio é entregue ao mesmo browser numa única sessão ou período de tempo. Um site pode utilizar cookies para gerir a frequência do anúncio.

FRIENDLY OFF-DECK  – É o conteúdo móvel de Internet Off-portal que foi validado de acordo com as normas do Operador para o desempenho técnico e adequação do conteúdo.

FREEMIUM – É o modelo de negócio, em que o seu produto ou serviço proprietário (por norma uma aplicação de software que pode ser descarregada digitalmente) de forma gratuita. Para ter acesso a mais opções o utilizador terá que pagar um fee adicional para passar da versão freemium para premium.

Freemium é um modelo de negócio em que um produto ou serviço proprietário (tipicamente uma oferta digital como software, mídia, jogos ou serviços web) é oferecido gratuitamente, mas dinheiro é cobrado a usuários premium por recursos adicionais, funcionalidade ou bens virtuais.

FTP (File Transfer Protocol) – protocolo de Internet que facilita o download ou upload de ficheiros.

FTTH (Fiber to the Home) – É a próxima geração de infra-estrutura de rede que está sendo implementada por algumas empresas de telecomunicações e outras empresas para fornecer conectividade banda larga à Internet mais rápida e outros serviços.

FULL DOWNLOAD MUSIC – É o download completo de uma música, versus uma parte de uma canção, para reprodução num dispositivo de telemóvel.

[Envie-nos a sua sugestão para completar o nosso glossário, e colocaremos um link para o autor]