Pós- Graduação de Gestão Hospitalar

Pós-graduação em Gestão Hospitalar, Promovido pelo Instituto Superior de Gestão (ISG), em parceria com a 2B-On | Social Business Consulting

Duração:156 Horas | 26 ECTS

Direção/Coordenação científica

Prof. Doutor João Geraldes
Profª Especialista Ermelinda Carrachás

 

Atendimento: 2B – OnISG@2B-On.pt | ISGverasilva@isg.pt ou conceicaolopes@isg.pt

Apresentação do curso

Este curso destina-se a alunos interessados em gestão hospitalar nos seus vários níveis ou a profissionais de saúde em exercício (médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, técnicos, informáticos e outros) e pretende dar-lhes uma visão atual e multidisciplinar do processo de mudança que caracteriza as organizações hospitalares. Tem como finalidade dotar os alunos de instrumentos que lhes permitam fazer face aos desafios atuais e futuros determinados pela evolução dos conhecimentos científicos e tecnológicos na prestação de cuidados de saúde em ambiente hospitalar.

Objetivos

Qualificar os participantes para o exercício de funções de gestão e liderança em estabelecimentos hospitalares, dotando-os com conhecimentos nas vertentes económica, legal, financeira e de tecnologias de informação, que lhes permitam, em consonância com os diferentes atores, gerir não só a atividade corrente como a introdução de novos projetos.

Estudos futuros: Mestrado e Doutoramento.

Competências

Dotar os participantes de instrumentos imprescindíveis na prestação de cuidados de saúde em ambiente hospitalar.

Destinatários

Pessoas com formação adequada ao avanço do percurso académico e interessados na área de gestão hospitalar e profissionais de saúde em exercício em unidades hospitalares públicas e privadas (médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, técnicos de saúde, informática e outros).

Condições de acesso

Licenciados ou Bacharéis que pretendam aprofundar competências profissionais e conhecimentos na área da Gestão Hospitalar. Profissionais que queiram aprofundar os seus conhecimentos.

Metodologia de Avaliação

A avaliação da unidade curricular resultará da combinação dos resultados obtidos no exame final e na avaliação contínua, de acordo com os seguintes parâmetros: Avaliação contínua – 35%; Exame final – 65%.A classificação da “avaliação contínua” resultará da valorização da assiduidade, da participação e intervenção nas aulas, da resolução de trabalhos individuais ou de grupo e de provas escritas ou orais de avaliação.
O teste final será constituído por uma prova escrita com perguntas abertas (três temas à escolha do aluno) e outras de resposta curta (com espaço limitado), de identificação de questões/afirmações “falsas” ou “verdadeiras” ou por um “mix” de ambas. Em função da carga horária atribuída à unidade curricular, a prova escrita poderá ser substituída por um trabalho individual, com prazo de entrega a definir pelo docente responsável. 

Horário Previsto
Pós-Laboral

Plano de Estudos
Pós-Laboral

Plano de Esutdos
 

Unidade Curricular Docente
Ano/Semestre Designação ECTS Horas contacto Nome Habilitação
2017/1.ºSEM Sistemas e políticas de saúde 2 12 J. Silveira Ribeiro  
2017/1.ºSEM Enquadramento jurídico da atividade hospitalar 2 12 Luís Neto Galvão Licenciatura em Direito (Universidade Católica Portuguesa);Mestrado em Estudos Europeus (Política/Administração)  College of Europe, Bruges;  Pós-Graduação em Estudos Europeus, Dominante Jurídica (Universidade Católica Portuguesa)
2017/1.ºSEM Liderança em gestão hospitalar 3 16 Carlos Martins Presidente do Conselho de Administrador do Centro Hospitalar Lisboa Norte, E. P. E.
2017/1.ºSEM A gestão das pessoas em contexto hospitalar 3 20 Ermelinda Carrachás Licenciada em Direito/Curso de Administração Hospitalar – ENSP /Curso de Formação Avançado de Gestão Pública INA / Curso de Formação Avançada do Doutoramento em Administração Pública
2017/1.ºSEM A vertente financeira da gestão hospitalar 3 20 Margarida Moura Theias Licenciada em Economia pelo ISEG/Administração Hospitalar-ENSP/MBA (Contabilidade e Auditoria), K.U.Leuven (Bélgica); / Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde – AESE.
2017/1.ºSEM Gestão de operações e logística 3 16 Mário Bernardino Licenciatura em Direito / Estágio de Advocacia / Administração Hospitalar – ENSP / Curso Avançado de Gestão Pública – INA / Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde – AESE.
2017/1.ºSEM A gestão do hospital no futuro: inovação e processo de mudança 3 16 Carlos Caiado Doutorando em Gestão de Informação (ISEG) / Especialização em Fiscalidade (ISG) e Licenciado em Gestão de Empresas (ISG)
2017/1.ºSEM Sistemas de informação: determinantes da atividade hospitalar 3 16 Sara Carrasqueiro
Rui Gomes
Mestre Engenharia da Saúde (UCP)Licenciatura Engenharia Eletrotécnica de Computadores (IST)Rui Gomes
Mestre em Informática Médica (FMUP),
Licenciado Engenharia Eletrotécnica (FCTUC)
2017/1.ºSEM Seminário: visão clínica da gestão hospitalar 1 6 Campos Pinheiro Médico Urologista/ex- Diretor Clínico
2017/1.ºSEM Elaboração de um projeto em contexto hospitalar 3 16 Equipe multidisciplinar a selecionar